O que é: Sucessão Testamentária

siga-nos no google news

Introdução

A sucessão testamentária é um tema de extrema importância no direito civil, que trata da transferência do patrimônio de uma pessoa falecida para seus herdeiros. Neste glossário, iremos explorar detalhadamente o que é a sucessão testamentária, quais são os seus principais conceitos e como ela funciona no Brasil.

O que é Sucessão Testamentária

A sucessão testamentária é o processo pelo qual os bens de uma pessoa falecida são transferidos para seus herdeiros de acordo com a vontade expressa em um testamento. Este documento é elaborado pelo próprio indivíduo em vida, e nele são indicadas as pessoas que receberão seus bens após o seu falecimento.

Testamento

O testamento é o documento legal que contém as disposições de última vontade do indivíduo falecido. Nele, são indicados os herdeiros, a forma como os bens serão distribuídos e outras questões relacionadas à sucessão testamentária. Existem diferentes tipos de testamento, como o público, cerrado e particular.

Herdeiros

Os herdeiros são as pessoas que recebem os bens do falecido de acordo com as disposições do testamento. Eles podem ser classificados em herdeiros necessários, que são os descendentes, ascendentes e cônjuge, e herdeiros testamentários, que são aqueles indicados no testamento.

Inventário

O inventário é o procedimento judicial que tem como objetivo apurar e descrever todos os bens, direitos e dívidas deixados pelo falecido. É necessário para a partilha dos bens entre os herdeiros e para a transferência da propriedade dos mesmos.

Partilha

A partilha é o ato de dividir os bens do falecido entre os herdeiros de acordo com as disposições do testamento. Ela pode ser feita de forma amigável, extrajudicialmente, ou judicialmente, quando há discordância entre os herdeiros.

Legítima

A legítima é a parte dos bens que os herdeiros necessários têm direito a receber, independentemente das disposições do testamento. Ela corresponde a uma parte da herança que não pode ser destinada a terceiros.

Colação

A colação é o ato de trazer de volta à massa hereditária os bens doados pelo falecido em vida aos herdeiros necessários. Isso ocorre para garantir a igualdade na divisão da herança entre todos os herdeiros.

Deserdação

A deserdação é o ato pelo qual o falecido exclui um herdeiro necessário da sucessão testamentária, privando-o de receber sua parte na herança. Ela deve ser fundamentada em uma das causas previstas em lei, como ingratidão ou tentativa de homicídio.

Conclusão

A sucessão testamentária é um processo complexo que envolve diversos aspectos legais e burocráticos. É fundamental contar com o auxílio de um advogado especializado em direito sucessório para garantir que todos os trâmites sejam realizados de forma correta e transparente. Esperamos que este glossário tenha esclarecido as principais dúvidas sobre o tema e contribuído para o seu entendimento.